segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ele criou a locução do Rodeio


Uma simples narrativa do que compreendemos por Rodeio em Regente Feijó, Jorge dos Santos, nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, em 12 de junho de 1934, veio com sua família para nosso município em 1945, aos 11 anos de idade, fazenda Santa Izabel, trabalhar na lida de gado para o Sr. Mauro Berni Pressa, filho de Felipe Berni, proprietário da fazenda Santa Izabel.

Em 1957. Montou a primeira companhia de rodeio chamada São Jorge, em seguida Cia de Rodeio Texano Brasileiro. No ano de 1973 adquiriu propriedade em Ourinhos onde deu continuidade ao seu crescente trabalho no rodeio brasileiro.

Em 1976, vendeu sua propriedade em Ourinhos e comprou uma maior em Aparecida do Taboado do (M.S.), onde reside ate hoje, na estância rodeio.

Diretor proprietário, juntamente com seu filho Jurandir dos Santos da grande Cia. De Rodeio Marca Estrela.

Jorge dos Santos foi vereador, em Regente Feijó de 66 a 69.

No inicio dos anos 70 Jorge dos Santos em sua Cia. de Rodeios desempenhava varias funções, e estando sobrecarregado, convidou pelas qualidades radiofônicas, Zé do Prato, para ser locutor de rodeios, função que Jorge também desempenhava.

Jose Antonio de Souza, Zé do Prato, nasceu em Regente Feijó, no dia 29/04/48, filho de Jose Estevão de Souza e Sra. Miquelina Borjano de Souza. Foi coroinha na Igreja Matriz de Regente Feijó, trabalhou na lavoura quando pequeno, propriedade de Zezé Guimarães, e na Auto Elétrica de Regente Feijó de Ivo Peretti.

Estudou no grupo escolar prof. Jose Domiciano Nogueira, participou da fanfarra do referido estabelecimento de ensino, comandada pelo prof. René, onde tocava prato, por isso o apelido de Zé do Prato. Estudou também no colégio das madres e depois no ginásio prof. Ivo Liboni. Em seguida ingressou na radio difusora de Regente Feijó AM 1580 Khs, onde desempenhava a função de sonoplasta. Mesmo na sonoplastia ensaiava um palavreado como locutor sertanejo, brincando sempre como se estivesse fazendo um programa. O proprietário da emissora Sr. Ari Ferreira da Costa sempre observou as suas tendências para o microfone; ate que surgiu a oportunidade de fazer um programa, e Zé do Prato, agarrou a chance euforicamente, apresentando o programa sertanejo da emissora, que se denominava “Ranchinho da Amizade”. Com muito sucesso Zé do Prato, querido pela população foi eleito vereador em Regente Feijó para o mandato de 73/77, quando já integrava a Cia. Rodeios Marca Estrela, animando as maiores festas do Brasil, que hoje são as festa de Americana, Colorado, Indaiatuba, Aparecida do Tabuado.

Marca Estrela e Zé do Prato cresceram juntos alcançado o degrau maior do Rodeio do Brasil, sendo a maior Cia de Rodeios e o maior locutor de Rodeios, imanados com os melhores profissionais existentes na época como: Chiquinho Som de Piracicaba, Estrela Som, Tadeu e Branco com o sonoplasta Valdecir; Equipe Verde Amarelo do Valtinho Pereira de Sta. Rita D’Oeste.

Zé do Prato nunca deixou que o sucesso lhe subisse a cabeça, sempre manteve a humildade, respeito pelos companheiros. Nunca se esqueceu da sua terra natal quando mudou-se para Piracicaba, veio a Regente Feijó, sem receber um tostão sequer, fazer festas para as entidades beneficentes.

Gravou participações em varias musicas de rodeio das mais famosas duplas sertanejas, como: Chitãozinho e Xororó, César e Paulinho, Nalva Aguiar e outros. Participou do filme “Estrada da Vida” de Milionário e Jose Rico, de vários programas de televisão, radio. Foi contratado na época pela TV Cultura para programas de Rodeio.

Zé do Prato casou-se com Áurea Bonfiglio de Piracicaba, que passou a administrar os contratos do locutor. Fez vários investimentos na área imobiliária e rural.

A revista Veja, fazendo uma comparação dos melhores salários, registrou o cachê de Zé do Prato maior que o Gugu Liberato.

É importante registrar que de dezembro a janeiro de cada ano, Zé do Prato fechava todos os contratos de festa do ano inteiro, ninguém conseguia uma data vaga no decorrer do período.

Registramos ainda q em 28/08/1991 tanto Jorge dos Santos quanto Zé do Prato receberam títulos de cidadania em Regente Feijó.

A parte pior dessa historia chegou, Zé do Prato, com uma agenda super concorrida esqueceu-se de sua saúde, não tinha tempo para nada.

Em dezembro 1991, agravou-se uma pancreatite que o locutor possuía e, ele que acabara de se mudar para uma mansão em piracicaba, não percebeu do destino o aguardava.

No dia 27/12/1991, foi internado no hospital sírio libanês, em São Paulo, uns do maiores da america latina; diagnosticou-se a necessidade de uma operação no pâncreas. Operação cirúrgica bem sucedida, Zé do Prato já restabelecia, andando, conversando com os amigos e querendo ir para casas começar a trabalhar os rodeios d e 1992.

Veio o pior e inesperado, uma infecção generalizada o derrubou. Zé foi levado a UTI, e infelizmente faleceu em 27/01/1992.

Daí o porquê o rodeio Zé do Prato. Quem tem a esperança de Jorge dos Santos para manter sempre viva e acesa a s chamas das origens do rodeio do Brasil. Humildade e simples.

7 comentários:

Anónimo disse...

quero deixar um recado para o tadeu... oi amigo posso te chamar assim né? pois trabalhei com vc na festa do peão em matão com o lpa cia de rodeio gostaria de ter notícias bjs eu matão SP

Carrerinha disse...

Ai sim em companheiro dessa eu gostei pois vc caça por ai mais nao axa a hitoria intira do rodeio eu tambem sou peao mais devido a um acidente nas arnas nao posso muntar por uns tempo mais a minha saudad e grande pois nao vejo a hora de estar bom para voltar para as arnas mais é isso ai continoa postando ai pois e muito bom e informativo para quem ta xegando no rodeio agora valeu e ate um dia nestes rodeios por ai ate parciro

Anónimo disse...

Polaco
Falar da marca Estrela , do veío Jorge ,do Jurandir e do negão apaixonado ( como ele mesmo se entilulava e da peonada da compahia ....é um assunto que não tem fim , tive o privilégio e a honrra de fazer parte deste time ,entre eles , Bill ,ou tio patinhas ( Valter Teixeira Vilera ) o "Chiquito" ( ps , corrige lá esta como chiquinho , rsrs, Aroldo Piomonte , Nivaldo dos Santos , Zé Café , Bado ( Ariobaldo A. Queiroz)Juraci de Carvalho , o Gazolina (figuraça que fazia nossas calça de couro , o saudoso Circinho Bicicreta ( é isto mesmo rssr)Daile Ferreira , citar todos fica cumprida esta lista .mas aos que fizeram parte deste time , desta familia sabem .e fomos muito respeitados onde quer que chegassemos , mesmo quando desgarrado da cia Estrela , pra outra cia de rodeio quando chegavamos diziam : lá vem um "estrela" marra as carça pionada ....Õh sõdade...
Abs a todos deste que viveu com estes baloartes
Polaco ( ops. tbm conhecido como Carlin ou peão-garçon) de Aparecida do taboado-MS

Anónimo disse...

Polaco
Ops...tem mais uns quantos ai que deveria citar os nomes mas como disse eramos muitos , e um muito importante tambem pra cia , e pra nós peões foi o Alemaãozinho , caboclo bão d mais um guri ligeru ......ele éra responssavél em cuidar da tropa desde levar pro pasto , alinhar atráz dos bretes , arria grande parte dos cavalos , tira as traia quando voltava da arena , recolhe e salva ... depois apareceu 0 1º japones no rodeio rsrrsrs, o chiquito não casava de apronta com ele éra forfe só rsrrs
d novo . grande abraço a todos e a voce Marcão!

Pantera disse...

aqui ta a verdadeira história do rodeio brasileiro sou um mero apaixo

Unknown disse...

Oi Polaco, td bem ?
Espero não estar enganada. Sou a Cidinha de Ourinhos, amiga da Aninha, lembra ?
Continuo morando em Campinas e vc?
Dê notícias, fico no aguardo.

Unknown disse...

Oi Polaco, td bem ?
Espero não estar enganada. Sou a Cidinha de Ourinhos, amiga da Aninha, lembra ?
Continuo morando em Campinas e vc?
Dê notícias, fico no aguardo.